Alunos da Rede Municipal de Joinville exercitam o empreendedorismo

  • SECOM PMJ -

Em 2022, cerca de 3 mil alunos de 5º e 9º ano de Escolas Municipais de Joinville aprenderam matemática na prática enquanto montavam suas próprias empresas, criavam produtos e aprendiam a divulgá-los e comercializá-los.
As atividades integraram o Programa Escolas Empreendedoras, uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação de Joinville e o Sebrae Santa Catarina, que neste ano foi implementada em 15 escolas da Rede Pública Municipal.

A abertura dos empreendimentos não foi oficializada, por se tratar de uma atividade escolar, mas os estudantes vivenciaram os diferentes desafios de montar um negócio do início ao fim.

Esta etapa fez parte do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), momento em que os estudantes colocaram em prática os ensinamentos adquiridos no primeiro semestre de 2022.

Como preparação, alunos e professores tiveram acesso a conteúdos ofertados pelo Sebrae/SC por meio de uma plataforma digital, e receberam apostilas com conteúdos sobre educação financeira de acordo com a faixa etária de cada turma. Os alunos do 5º ano aprenderam sobre comportamentos empreendedores, enquanto os alunos de 9º ano fizeram o curso “Meu Dinheiro Meu Negócio”.


Produtos serão comercializados neste sábado

Neste sábado, alunos de sete Escolas Municipais que integraram o programa estarão expondo seus produtos em uma grande feira na Escola Municipal Valentim João da Rocha (Rua XV de Novembro, 7030 - Vila Nova). O evento ocorre entre 9h e 11h30, e haverá comercialização de doces e salgados, bebidas, chás naturais, conservas, sabonete líquido, velas aromáticas, sachês aromatizados, sabão, pipas, tintas naturais, porta-moedas e acessórios artesanais.

“A educação empreendedora é muito importante quando a gente entende o empreendedorismo muito mais do que ter um negócio. Todos nós somos empreendedores porque assumimos riscos, enfrentamos desafios em direção aos nossos objetivos e aos nossos sonhos, e é isso que quisemos trabalhar com nossos alunos com este programa, que trabalha uma série de habilidades técnicas e comportamentais”, analisa o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos envolveu, além da aprendizagem de educação financeira, a aquisição de competências socioemocionais, com os alunos aprendendo a trabalhar em equipe e a lidarem com frustrações. Na Escola Municipal Professora Virgínia Soares, por exemplo, os alunos do 5º ano decidiram revitalizar a horta pedagógica e, a partir do cultivo, preparar conservas de verduras. Porém, as condições climáticas não colaboraram para que a couve e a alface crescessem a tempo das primeiras feiras organizadas pela unidade, e as crianças precisaram pensar em um plano B.

“Os estudantes pesquisaram quais legumes ou hortaliças cresceriam a tempo da colheita. Com o imprevisto, escolhemos a cebolinha em conserva como produto principal. As crianças participaram de todo o processo, desde o plantio, à arrecadação e higienização dos vidros de conserva, o estudo das receitas, a criação da logo, os cálculos de gastos e lucros e a projeção das vendas”, explica a supervisora Suelen Flores de Souza Corrêa, que coordenou o processo com os professores do 5º ano.

Escolas que participarão da feira

E. M. Valentim João da Rocha (escola-sede)
E. M. Professora Virgínia Soares
E. M. Plácido Xavier Vieira
E. M. Doutor Abdon Baptista
E. M. Professor Avelino Marcante
E. M. Professora Lacy Luiza da Cruz Flores
E. M. Prefeito Max Colin​

Brasil tem mais 32,9 mil casos de covid-19 e 71 mortes em 24 horas Anterior

Brasil tem mais 32,9 mil casos de covid-19 e 71 mortes em 24 horas

Abertura do Natal de Joinville é neste domingo, em frente à Prefeitura Próximo

Abertura do Natal de Joinville é neste domingo, em frente à Prefeitura

Deixe seu comentário